Redações com nota máxima no Enem têm erros como “enchergar” e “trousse”

Redações com nota máxima no Enem têm erros como “enchergar” e “trousse”

Source: UOL, em São Paulo   18/03/201310h05 > Atualizada 18/03/201311h00

“Redações que receberam nota máxima na avaliação do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) tinham erros de ortografia, como “rasoavel”, “enchergar” e “trousse”, informou o jornal carioca “O Globo”. As “melhores” redações do Enem têm erros de ortografia, concordância verbal, acentuação e pontuação.

O jornal recebeu cerca de 30 textos enviados por candidatos que receberam nota 1.000, comprovadas pelo MEC (Ministério da Educação).

Para obter pontuação máxima, os candidatos deveriam, de acordo com o “Guia do participante: a redação no Enem 2012”, atender plenamente a cinco competências, inclusive “domínio da norma padrão da língua escrita”. Pelo manual do MEC, desvios gramaticais mais graves, como ausência de concordância verbal, deveriam excluir a redação da pontuação máxima.

Segundo o jornal “O Globo”, os textos recebidos tinham problemas de acentuação em palavras como indivíduo, saúde, geográfica e necessário, além de algumas frases não terem ponto final.

Em uma das redações analisadas, o candidato erra duas vezes a concordância. Escreve, por exemplo, “essas providências, no entanto, não deve (sic) ser expulsão”. O estudante conjuga ainda o verbo haver, no sentido de existir, no plural: “É fundamental que hajam (sic) debates”.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou ao jornal carioca que uma redação nota máxima pode apresentar alguns desvios nas competências avaliadas. Segundo a nota enviada ao jornal “O Globo”, “um texto pode apresentar eventuais erros de grafia, mas pode ser rico em sua organização sintática, revelando um excelente domínio das estruturas da língua portuguesa”.

Mais: veja, também, as “pérolas” no link da matéria:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/18/redacoes-nota-maxima-no-enem-tem-erros-como-enchergar-e-trousse.htm

Pergunta: Com um “português” assim, como esperar o domínio da língua inglesa, mesmo nos níveis básicos??? Aquele que não se aplica, não ama nem respeita, não se aprimora na sua própria língua, que desempenho vai mostrar na língua estrangeira?

Advertisements

About teachernc

Neusa Cesar - professora e tradutora de inglês. Graduada em Letras pela PUC-SP, com curso de especialização pela Universidade de Toronto, Canadá. Possui certificados de proficiência e formação de professores em inglês por Cambridge. Interesses: cultura geral, língua&literatura, educação, atualidades, tecnologia e web, além de ler e escrever.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s