Pelo Fim da sala de Aula

Scan INFO 92014 Pelo fim da sala de aula


O
título acima no artigo publicado na revista INFO, setembro 2014, pág. 38 (imagem ao lado), sugere de forma simplista, uma mudança radical do aprendizado clamando “pelo fim da sala de aula” e esquece que a tecnologia é apenas mais uma ferramenta para a aquisição do conhecimento através do estudo formal, nesse caso, a escola. Esquece ou não sabe, que o aluno que foi alfabetizado pela escola tradicional não vem com a curiosidade pronta, e o interesse e disposição dele em aprender, independe mais dos recursos materiais do que da educação recebida em casa. A maioria não é estimulada pelos pais a buscar conhecimento por conta própria através da leitura, ida a museus, bibliotecas, livrarias e outros eventos culturais. Quando viaja, a maioria das pessoas, pais e filhos, só pensa em comer, beber e descansar; poucos se aventuram à exploração de descobertas no entorno onde se encontram.

Assim, não é porque agora tem a posse de uma ferramenta digital que o aluno sairá em busca de informação de conteúdo educacional. Pelo contrário, com um celular ou um tablet nas mãos, a maioria só quer mesmo é passar o tempo com atividades de entretenimento e postagens irrelevantes ou de ostentação nas mídias sociais.

Não é só falar em “virar a mesa ou a carteira”, há que se começar a tomada de ações para a construção do conhecimento relevante que leve à integração e desenvolvimento dos indivíduos no mundo globalizado. Isso leva tempo e é um processo a ser desenvolvido na prática.
j0406206revDesde os tempos remotos sempre existiram professores que souberam usar a Pedagogia para a excelência do ensino-aprendizagem independente dos recursos materiais do momento.
O modelo de ensino atual que autora do texto diz que vem do século 19, se mostrou o de maior sucesso na história da humanidade. Nos Últimos 150 anos, saímos da máquina de escrever e fotografia em placa de vidro, passamos pela descoberta do átomo, foram criadas máquinas que voam e fomos até a Lua, entre outras conquistas.

Ainda hoje, há muito o que se fazer apenas com papel, desenho, cola, pintura e comunicação oral. E existem professores que, junto com seus alunos, tornam a aula uma experiência enriquecedora e única, usando apenas MÍMICA. Para aprender, é preciso antes de tudo, vontade própria, que nos dias atuais foi sugada pelo uso infantilizado da tecnologia, por muita gente.

Não há que se confundir o uso da tecnologia como panaceia para os problemas estruturais do modelo curricular em uso, com disciplinas desconectadas das demandas atuais, com a atuação do professor que, como em todas as profissões há os excelentes, os regulares e os ruins, muitos até sem o preparo adequado, a ponto de se usar a expressão pejorativa “um professor postado em um pedestal”. Isso não contribui em nada para a mudança positiva dos modelos atuais de educação, que são impostos por uma legislação defasada, vide o conteúdo rebuscado e teórico dos “PCNs” do Ministério da Educação, por exemplo (http://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias-mais.pdf). Assim, vamos todos pensar construtivamente e, principalmente, começar a educar as crianças e alunos pela cultura da aquisição do conhecimento desde cedo, através da leitura, de pequenas ações de engajamento e participação nas atividades do dia a dia no seu ambiente pessoal e comunitário, aprendendo a prestar atenção nas coisas que compõem o nosso mundo.
A tecnologia, então, será apenas mais um item na mochila, física ou virtual, isso não importa.

Advertisements

About teachernc

Neusa Cesar - professora e tradutora de inglês. Graduada em Letras pela PUC-SP, com curso de especialização pela Universidade de Toronto, Canadá. Possui certificados de proficiência e formação de professores em inglês por Cambridge. Interesses: cultura geral, língua&literatura, educação, atualidades, tecnologia e web, além de ler e escrever.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s